APARTAMENTO DE 43M² COM ESTILO URBANO E UMA PEGADA INDUSTRIAL.

Este jovem profissional de T.I. precisava sair de casa para alçar vôo sozinho. Seu primeiro apartamento tem 43 m². Ele precisava de uma ajuda para a administração da obra e ao mesmo tempo ter um espaço gostoso e funcional que combinasse com o seu estilo e personalidade.

Para começar todas as portas foram pintadas de azul aproveitando para usá-las como decoração. A parede da cozinha e porta do terraço foram abertas de forma a proporcionar uma sensação de amplitude para o pequeno apartamento. Na busca de manter o orçamento foi aproveitada a laje existente e foram instalados trilhos de iluminação na mesma.

Colocou-se um piso único em todos os ambientes, o piso vinílico, que agrega conforto térmico, durabilidade e ainda facilita a manutenção. Vale a pena se atentar para o diferencial do rodapé preto.

LIVING E HOME OFFICEr

No corredor existente da porta de entrada fez-se uma brincadeira para criar a sensação de uma caixa azul, pintando teto, parede e porta.  Essa cor é puxada para dentro da sala e recebe o sofá retrátil que se encontra de costas para cozinha.

Um painel com textura de concreto esconde toda a fiação dos games e aparelhos do home. A madeira escura contrasta e reforça a ideia de apartamento masculino. O rack recebe portas de vidro Reflecta, para que os aparelhos funcionem independentemente de estar com a porta aberta ou fechada, mas ainda esconde um pouco o caos da fiação. Contornando este móvel está um aparador solto que pode vir para a frente do sofá e servir de apoio na hora de comer vendo um filminho.

O tapete com tons de azul conversa com os tons das portas e traz aconchego para o pequeno espaço.

O home office ficou logo na entrada para aproveitar o corredor criado para o quarto. Um papel de parede de tijolinho rústico foi instalado ao fundo, demarcando o estilo industrial e masculino do espaço. Uma mesa feita sob medida foi instalada com estrutura oculta dando a sensação de flutuante e ainda recebe gavetas embutidas. O gaveteiro com rodinhas pode caminhar pela casa e servir como mesinha de apoio.

Uma prateleira superior recebe os objetos de decoração e livros mais queridos do morador e é iluminada pelo armário superior que armazena os itens de escritório.

TERRAÇO

Com a retirada das portas do terraço e seu nivelamento, pôde-se aproveitar o cantinho lateral para fazer um banco alemão encostado na janela. Como o ambiente está de frente para a porta de entrada o ponto focal fica para o pendente Átom Sputinik, uma explosão de modernidade. O banco encostado na janela de maneira que possibilita sua abertura, recebe estofados e um monte de almofadas para servir de encosto flexível. Uma iluminação embaixo do banco ajuda a criar um clima alternativo.

A mesa Saarinen, preta, foi escolhida especificamente pelo seu design leve e seu pé único que facilita a entrada e saída do banco alemão.

Aproveitando a linearidade do terraço, criou-se um aparador para apoiar uma bandeja e a comida na hora do jantar. Embaixo encontra-se o frigobar e duas banquetas em estilo industrial possibilitando receber mais dois amigos. Ao fundo, com a mesma madeira do aparador, foi revestido o fechamento de vidro que protege a máquina de ar condicionado.

COZINHA

A cozinha foi um dos maiores desafios do apartamento. A melhor solução encontrada foi fazer uma bancada em “U”. Dessa forma o armário superior deixaria uma área livre para cocção e eletrodomésticos. A geladeira ficou no cantinho dividindo a lavanderia. A máquina de lavar louças ficou encaixada embaixo do balcão assim como o forno/micro-ondas embaixo do cooktop elétrico. A impactante, coifa de ilha redonda, além de funcional virou um ícone de design. Entre o armário e a bancada foi instalado um revestimento de tijolinho cinza deixando o caminho neutro para decoração da sala.

LAVANDERIA

Colocando a máquina de lavar com abertura frontal e um tanque embutido consegue-se um espaço para uma bancada superior.  Prateleiras superiores ajudam na organização dos produtos de limpeza e possibilitam a entrada de luz natural da janela. O armário alto tem uma espessura mínima para abrigar tábua de passar e vassouras. A parede da bancada recebe o mesmo tijolinho da cozinha conectando e marcando o estilo urbano do apartamento..