APARTAMENTO CONTEMPORÂNEO E ACOLHEDOR

O primeiro apartamento de um casal jovem prestes a casar. Em 62m² o desafio foi atender adequadamente as duas personalidades contrastantes. Ela queria um apartamento feminino e charmoso, inspirado na decoração escandinava. Ele queria um espaço para encontrar os amigos e se divertir.

Para ampliar o espaço foi retirado as portas do terraço e as paredes da cozinha. O boiserie, sinônimo de elegância, foi aplicado como acabamento para vigas e pilares não poderiam ser retirados. Em contraposição usa-se, como meio de inserir modernidade, iluminação lineares em rasgos de gesso. O piso que permeia toda a casa é um porcelanato chamado Marmi Ônix White da Porto Design, com veios delicados que agregam movimento.

LIVING

Ao retirar a parede da cozinha era necessário ter um apoio para o dia-a-dia. Uma bancada de madeira encaixa-se no sofá que recebe tecido na cor cinza, neutralizando com as cores das paredes. A manta e as almofadas nos tons de rosa trazem um ar de romance.  O painel do home tem pintura em laca brilhante. Em contraste está o rack e prateleiras em fórmica amadeiras. O tapete com desenho geométrico traz aconchego ao ambiente.

Logo na entrada do apartamento encontra-se um banco alemão feito sob medida para aproveitar o cantinho entregue pela construtora. A madeira de tom claro estrutura o banco estofado, que serve de baú para ajudar no armazenamento das coisas. O encosto alto recebe uma iluminação indireta ao mesmo tempo que protege a parede se sujar com o uso diário. Uma prateleira porta quadro acompanha o desenho do banco alemão.

A mesa Saarinen foi especialmente escolhida por causa de seu pé único trazendo conforto para quem senta ao seu redor. As duas cadeiras Eames tem um design clássico que não carrega a composição. O pendente industrial vasado em tom dourado traz um toque contemporâneo para este cantinho.

Logo atrás da porta foi instalado um espelho de forma a refletir a vista e ajudar a ampliar o espaço. Um rasgo de iluminação no gesso direciona o caminho do corredor dos quartos.

COZINHA E ÁREA DE SERVIÇO

Em uma parede encosta-se toda a estrutura da cozinha e da lavanderia. As partes mais altas, torre de forno e geladeira, iniciam no canto. De forma a ganhar mais área de bancada, o quartzo branco segue linear até a divisão da área. Encaixa o cooktop elétrico, uma lixeira embutida e a cuba. Os nichos foram criados propositalmente para agregar leveza e esconder o duto da coifa. Acompanhando este desenho os armários superiores ajudam no espaço de armazenamento.

Como a cozinha está aberta e a mostra para todo o living, o revestimento principal foi escolhido especialmente para quebrar a neutralidade das cores.  Montados um-a-um escolheu-se o formato de losangos para marcar seu efeito divertido.

Separada por uma porta de correr em vidro pintado branco continua a trazer iluminação natural para dentro da cozinha, mas ao mesmo tempo esconde a bagunça. As três folhas de divisão, com duas móveis e uma fixa, ampliam o espaço de abertura ao máximo. A bancada é uma continuação da cozinha feita para embutir o tanque e aumentar a área de apoio. A máquina de lavar fica encaixada no nicho inferior ao lado de um armário com duas portas para guardar baldes e produtos de limpeza. As vassouras e itens maiores são pendurados na parede contraria em um gancho. Três prateleiras pequenas aproveitam ao máximo o espaço entre a janela e o shaft para apoiar alguns produtos de limpeza mais usuais.

TERRAÇO

Nesta área o morador usou de referência um bar, onde ele pudesse receber os amigos. Uma bancada em quartzo branco recebe uma cuba com torneira de bancada. A cervejeira encaixa-se no nicho inferior. Na sua lateral as colmeias para vinho organizam as garrafas. Armários e gavetas auxilia na hora de servir. Na parte superior foi instalado um revestimento de tijolinho Beatles da Portland, com toques de cinza da mesma cor urbana que a marcenaria, deixando o terraço mais descolado, mas ao mesmo tempo neutro. Sob ele está as prateleiras iluminadas e o armário superior com portas em vidro reflecta bronze, expondo delicadamente as taças e copos.

Uma mesa bistrô com duas cadeiras altas, uma solução informal e diferente para marcar o estilo bar. Como não havia paredes de sobra para instalar a televisão, a proposta foi instalar ela no teto com um elevador flap. Uma solução tecnológica para aproveitar o espaço e deixar a decoração mais clean.

O sofá recebe uma chaise confortável de forma a caber sempre mais um. Ao fundo esconde-se numa caixa de madeira a condensadora do ar condicionado. No espaço que sobrou entre o pilar e a máquina aproveita-se para fazer uma jardineira. As almofadas ajudam a trazer mais verde para o terraço e o quadro abstrato finaliza a composição com um pouco de arte.

HOME OFFICE

Devido ao escasso espaço de armazenamento no quarto do casal, no home office foi construído um armário de ponta a ponta. As três portas de correr espelhadas ajudam a trazer amplitude e não brigam com a decoração. Uma bancada única acolhe o lado masculino e o feminino contrastante do casal. De um lado está a mesa de maquiagem, com espelho e iluminação diferenciada para atender as necessidades da moradora. De outro lado está a mesa de trabalho e jogo do morador, com sua cadeira Gamer da mesma cor que o painel. Unificando os dois lados temos um nicho superior que abrigas livros e objetos de decoração.