APARTAMENTO DO CLÁSSICO AO MODERNO
O apartamento em questão foi alterado de várias formas e se tornou a realização de um sonho, tanto para nós da Tetriz, quanto para nossos clientes. Com aproximadamente 140m², 3 dormitórios e uma sala enorme, a divisão dos espaços não satisfazia mais nossos clientes, um casal com uma filha que acabara de deixar o berço. As escolhas foram além da decoração e foram feitas também a nível estrutural, já que um dos quartos não era utilizado.
O quarto ocioso foi removido para aumentar a suíte do casal e com a diminuição do espaço da sala foi criado um quarto maior para a filha, com closet. O mesmo aconteceu com o terraço gourmet, equipado originalmente com pia e churrasqueira, que não eram utilizados pelos moradores, abrindo o precedente para a decisão de se tornar parte da sala.
Ao adentrar o apartamento tínhamos um acesso à cozinha, lavabo e quarto do casal em um corredor lateral. A proposta aqui foi unificar a sala e esconder as portas com o painel cinza e seus puxadores dourados, que foram feito sob medida para compor o ambiente moderno, e a linearidade se consuma no rasgo de gesso e sua iluminação. O piso, um porcelanato com textura de mármore Calacata, permeia o tom clássico no ambiente que se estende por toda sala e o espaço que anteriormente era o terraço.
A porta do terraço foi removida e em seu lugar foi criado uma moldura integrando-o à sala, a churrasqueira deu lugar a um nicho com revestimento 3D e espaço para adega/frigobar e a pia foi substituída por uma cristaleira transparente proposta de maneira que não afetasse a fachada do prédio e assim não trouxesse problemas com o condomínio. A mesa de jantar, oval do modelo Saarinen e da cor preta, contrasta com a paleta de cores base escolhida no branco, off-white e cinza, utilizando o espaço do terraço de maneira eficiente e funcional. A janela do terraço que dava acesso ao quarto da filha foi fechada com uma persiana, também preta, criando um pequeno espaço de descanso onde duas pessoas podem confortavelmente se acomodar para ler um livro, tomar um vinho e aproveitar a vista.
O revestimento 3D também foi adicionado à parede da televisão, que estruturalmente já era definida pelo recorte da sala. Com um painel de tv branco e iluminação indireta o revestimento se destaca em contraposto do espelho que ocupa a parede contrária, criando assim uma sensação de amplitude na sala que foi diminuída de seu tamanho original. Os detalhes dourados são utilizados no pendente e na mesa de centro, conversando com os puxadores do painel e que serão vistos também compondo a cozinha e o lavabo. O sofá e o tapete, também em tons claros, são como uma tela em branco para as almofadas e o quadro vibrarem seus tons de vermelho e atestarem a identidade do ambiente.
Na cozinha, que teve sua porta associada e oculta no painel da sala, mantivemos a parte estrutural e a bancada preta, mantivemos o espelho em frente a pia e colocamos bancos em material transparente contextualizando o amplo e moderno. A nível de funcionalidade, foi proposta a criação de uma mesa retrátil, utilizada para refeições rápidas e melhor aproveitamento do espaço.
A segunda porta, que foi “escondida” pelo painel da sala, é o lavabo. Aqui o foco foi puramente estético, já que a estrutura foi mantida. Colocamos um novo papel de parede e trocamos todos os detalhes, antes cromados, por tons de dourado, indo de encontro à identidade previamente definida na sala.
Atrás da parede da sala que foi caracterizada pelo espelho fica a entrada para o quarto da criança, que recém saída do berço precisava de mais espaço. A concepção foi fazer um dormitório que pudesse ser utilizado também para brincar e estudar, traduzindo assim o espaço que foi subtraído da sala em closet. O quarto foi pensado para o presente, com a cama dupla de puxar para alguma convidada vir dormir, e para o futuro também, já que a iluminação indireta moderna e as cores escolhidas permitem algumas alterações simples para que o espaço possa deixar de ser lúdico e infantil e se tornar perfeito para uma adolescente daqui a alguns anos.
Dando sequência as mudanças estruturais chegamos à ultima porta do painel, a suíte do casal. A suíte já possuía um closet próprio, que foi mantido como “closet senhor” e o quarto que anteriormente não era utilizado foi transformado em “closet senhora”, unificando o ambiente. A cabeceira da cama montada na parede de espelho foi mantida juntamente com a identidade do branco moderno e assim contribuindo com a escolha dos abajures, criados-mudos e piso de madeira clara que traz a sensação de conforto desejada para um dormitório. Para criar contraste, propusemos a utilização desse lindo Boisserie, em um tom de cinza que não chega a ser urbano, mas sim confortável e clássico.