top of page

TONS CLAROS E NEUTROS DEFINEM APARTAMENTO ATEMPORAL

Nossos clientes moravam em um apartamento a muitos anos. Seus filhos cresceram e a família expandiu! Logo sentiram a necessidade de reestruturar seu estilo de vida.

Neste apartamento de 283 m², com vista para uma das gostosas praças da Mooca, eles nos pediram um projeto em que pudessem passar mais tempo em casa e criar espaços acolhedores para receber amigos e família. Algo muito comum no estilo de vida contemporâneo!

O apartamento tem duas amplas varandas, as quais conectamos as duas vistas existentes, quebrando todas as paredes possíveis. De um lado ficou o living e do outro ficou a cozinha. Assim, a cliente apaixonada por culinária, pode interagir com toda a família independente do que estejam fazendo e não fica reclusa em um espaço pequeno.

Oferecemos uma divisão fluida dos ambientes. Usamos o piso de ônix branco 120x120 da biancogress, em toda a ala social, conectando os espaços. O sistema de som ambiente é embutido no forro gesso, assim como o ar condicionado ,  deixando a visão limpa e liberando a decoração para o que vale a pena destacar.

HALL SOCIAL

Importamos um papel de parede de mica, na cor verde esmeralda, para revestir as paredes gerais do hall social. Na parede de drywall revestida de espelho foi embutido um nicho iluminado com mini dicróicas destacando as peças de decoração preferidas da cliente.  Um rasgo no forro delimitando o contorno do hall serve de iluminação geral . E a porta do elevador foi adesivada com um material que lembra couro branco.

De frente para o hall social, no corredor do lavabo, a entrada está dividida com o auxílio de grandes ripas de madeira com iluminação embutida no piso e no teto, que além de deixarem o apartamento mais charmoso ajudam na sensação de privacidade. Uma ótima solução para delimitar espaços sem a necessidade de construir paredes. Ao lado oposto, onde antigamente era a porta da cozinha foram desenhados dois rasgos de luz embutidos no gesso. 

LAVABO

O lavabo é marcado com a neutralidade dos tons monocromáticos. Um papel de parede em mica, cor champanhe, reveste as parede e o teto. A bancada com cuba esculpida recebe o mesmo porcelanato do piso e para os metais fica o tom Rose Gold, trazendo sofisticação. Um moderno perfil de LED rasga a parede e o teto contrastando com a arandela metalizada, relembrando desenhos clássicos.

COZINHA

Assim que saímos do hall social podemos ver uma cristaleira espelhada, expondo e ao mesmo tempo protegendo as louças mais delicadas e valiosas. Com a mesma marcenaria unifica-se a mesa bar, com duas portas de armário junto a uma adega climatizada embutida. Ao fundo encontra-se um painel revestido com couro camuflando a porta de entrada para a ala íntima do apartamento.

Diante desta cristaleira encontra-se uma bancada alta para refeições rápidas, feita de dekton (eccomarmi), um material tecnológico com nula porosidade e grande resistência. Temos 4 banquetas altas, estofadas, com pés dourados para trazer conforto para estes momentos. Pendentes com cúpula de vidro translucido caem sob a bancada, criando uma ambientação agradável. A iluminação geral recebe cinco perfis de LED instalados de forma assimétrica, inserindo movimento.

Ao lado da bancada aproveita-se a parede estrutural para fazer um nicho iluminado com prateleiras de vidro, conversando com a cristaleira, mas com fácil acesso aos itens mais utilizados.

Aproveitando a linearidade da cozinha, posicionam-se as bancadas de trabalho e da churrasqueira na parede principal, assim como a torre de eletros e a geladeira. As paredes que ficaram a mostra são revestidas com um tijolinho de vidro da Portinari, na cor prata, proporcionando um toque de leveza e descontração.

Com essa disposição a parte central da cozinha fica livre para a mesa central arredondada. Os pendentes de vidro fumê chamam a atenção de quem adentra no ambiente. Cadeiras com palhinha em seu encosto completam a composição. As cores neutras possibilitam ousar com a cor preta, dando destaque para o painel de madeira com iluminação indireta. Ajudando assim a destacar o revestimento 3D branco, em formato de triângulos, que forma vitrais contínuos de luz e sombra (rerthy).

HOME THEATER

O rack linear, feito sob medida com a Florense, tem portas de giro com telas douradas proporcionando assim a ventilação ideal para todos os equipamentos eletrônicos, de áudio, vídeo e automação da residência. As madeiras verticais, apoiadas sob ele e nas laterais da TV, iluminam os detalhes do papel de parede escolhido com textura Chevron. O sofá com encosto arredondado, abraça a todos que ali sentam, trazendo movimento para a integração da sala. Acompanhando este desenho encaixa-se a mesa de centro espelhada na cor bronze. Servindo de apoio lateral está a mesa componível Trevi, em mármore sequóia brown. 

SALA DE JANTAR

Reinando no centro do ambiente está a mesa de jantar em laca branca, tampo de vidro e com pé em aço inox dourado. Contornando a mesa, as 10 cadeiras Layla tem tecido de veludo no tom areia e tachinhas douradas. O pendente foi trazido de uma das viagens da cliente a Las Vegas e tem um toque clássico do cristal, mas ainda traz a informação de modernidade pelas suas formas lineares. Ainda falando da iluminação, finalizamos o destaque desta área com o recorte no gesso que é uma cópia ampliada do desenho retangular da mesa. Dessa forma a sala de jantar ficou convidativa para oferecer a refeição com o toque do chefe!

Encostado na parede espelhada está o buffet lateral, com linhas leves e cantos arredondados, servindo de apoio na hora de servir e expondo os objetos de arte, como quadros, uma coleção de castiçais e esculturas. O móvel recebe acabamento em laca branca reforçando o estilo clean e neutro do apartamento. Em suas laterais destacam-se dois vasos vietnamitas com a Fícus Lyrata, que com suas folhas ornamentais trazem a leveza da natureza para dentro de casa.

TERRAÇO

Após retirar as janelas e nivelar o piso, desenha-se os boiseries nos pilares e vigas dando uma solução de acabamento para o que não pode ser retirado. Em uma das laterais do terraço temos um sofá com uma capa lavável branca, de forma a aproveitar a peça já existente da cliente. Trazendo alegria para o living brinca-se com as almofadas em tons de verde e caramelo. De um lado do sofá temos a luminária de piso Gameleira da Breton em dourado, e do outro, temos um vaso de vidro que recebe a Pluma de Cana Seca, preenchendo o espaço vertical e trazendo movimento ao olhar. Em frente fica a mesa de centro Everest, em high gloss cinza claro, que com seus desníveis finaliza a composição.

Para os momentos de descanso e leitura dois divãs são posicionados no centro do terraço, com duas mesas laterais componíveis. O banco, logo em frente, demarca delicadamente o living.

Na outra face do terraço podemos ver a área de lareira. A parede coberta com o mesmo revestimento do piso, desenha um nicho para encaixar a lareira ecológica e a bancada da televisão. O painel de madeira ripado cobre uma estrutura existente que não podia ser retirada e valoriza o espaço da lareira. A parede ao lado apoia um quadro  com imagem de uma natureza verde. O tapete em formato irregular recebe uma mesa central  e quatro poltronas de veludo verde, com os pés dourados , como, a mesa de jantar. Posicionadas em círculo, cria-se um ambiente acolhedor para tomar um vinho com uma boa companhia.  

QUARTO DO CASAL

O corredor íntimo tem todas as paredes cobertas com papel de parede texturizado em linho. O piso de madeira é o mesmo que permeia os quartos assim como o rodapé de 10 cm. Os balizadores embutidos na alvenaria acendem com sensor de presença. Todas as portas recebem uma bandeira superior pintadas da mesma cor. Um rasgo de iluminação no gesso marca o desenho linear do corredor e distribui proporcionalmente a luz.

Para construir um closet, foir preciso quebrar um quarto e um banheiro sobressalente, possibilitando a separação do espaço senhora e senhor. Logo na entrada pode-se ver um nicho de gesso iluminado dando acabamento para o fundo do closet senhora.

A cabeceira estofada com um veludo rosê, que recebe uma costura em formato de losango vertical, tem iluminação indireta do chão ao teto, aproveitando o pé direito do quarto. A cama king size tem em seus pés um móvel antigo reformado com mesmo tecido usado na cabeceira.  

Trazendo sofisticação e delicadeza um papel de parede com toque de seda cobre todas as paredes principais. Nas duas laterais da cama cola-se sobre ele um boiserie. Sobreposto está o criado-mudo em laca branca, com os pés dourados, apoiando o abajur de murano.

Estampando o painel da televisão, está o papel de parede com textura pied-de-poule dourado e branco. Essa estampa, eternizada por Coco Chanel na década de 20, transmite para a parede a ideia de classe e elegância que percebemos nos looks de inverno onde ela aparece. Embaixo da televisão fica o aparador desenhado especificamente para este espaço com acabamento em high gloss branco, um nicho superior e um pé recuado para trazer leveza. A cortina de linho branco é iluminada pelo cortineiro em “L” demarcando os dois espaços.

Delimitando o closet senhora estão as portas de vidro reflecta bronze. Centralizado no espaço está um pufe reformado com o mesmo tecido do quarto. Todas as gavetas tem aplicaçoes de metalassê com couro branco. Para melhorar a visibilidade e permanência da moradora no closet, ilumina-se todas as divisões internas com perfis de led. Localizado próximo a entrada do banheiro está o closet senhor mesclado com portas espelhadas e com aplicação de couro.

BANHEIRO DO CASAL

A aposta no banheiro do casal foi em acabamentos neutros e elegantes como o ônix usado no revestimento geral e a pastilha madrepérola, Sophia da Mosart, instalada na parede do box, vista logo ao adentrar o recinto. Os nichos de perfume e de shampoo embutidos na parede tem iluminação indireta criando uma atmosfera agradável na hora do banho.

A bancada do mesmo material que o revestimento geral esculpe a cuba. O armário inferior foi instalado de forma que parecesse flutuante e suas portas são espelhadas. O espelho superior descolado da parede e iluminado, acompanha a bancada.

Ao lado do vaso sanitário aproveita-se um espaço atrás da porta para criar nichos que apoiam toalhas e itens de banho. Todos os metais inclusive o toalheiro elétrico são dourados e o box, que vai do chão ao teto, teve suas ferragens pintadas para combinar com o restante do banheiro.

QUARTO DO FILHO MAIS NOVO

Neste quarto a composição principal foi a madeira e o azul marinho, atemporal, elegante e masculina. Um painel estofado em azul marinho toma toda a horizontalidade da parede da cama, servindo de cabeceira. Na lateral da janela uma luminária de madeira pende sob um criado mudo de fórmica amadeirada clara. Retoma-se este tom de azul, uma cor sóbria que permite diversas combinações,no painel da televisão. O nicho inferior brinca com a madeira escolhida para a construção do armário e guarda os aparelhos eletrônicos. O espelho de corpo inteiro ficou nas duas portas de correr dos armários. Do cortineiro iluminado desce a persiana de madeira com faixas brancas, inserindo modernidade ao ambiente.

BANHEIRO DO FILHO MAIS NOVO

O revestimento geral, que lembra um cimento queimado,oferece uma textura leve de cor neutra e contraste. A parede de maior destaque, a de dentro do box, recebe um revestimento da Portinari chamado Atlantis, muito usado em piscinas, para representar as paletas subaquáticas encontradas nas cenas marinhas.

A pia e a bancada existentes foram mantidas e por questão de funcionalidade fez-se um nicho de shampoo e de perfume, com o mesmo material da bancada são iluminados com fita de led trazendo uma atmosfera gostosa para a hora do banho.

bottom of page